Qual material necessário para começar na aquarela?

Ao tomarmos a decisão começar na aquarela, muitas vezes, temos uma breve noção do que é necessário e acabamos sem saber por onde começar uma lista de compras.


Para ter um resultado interessante em suas primeiras pinceladas, o material escolhido será fundamental para te ajudar nesse processo. Inclusive, essa costuma ser uma das principais perguntas de quem está iniciando os estudos no universo da aquarela.


Apesar de não ser uma lista complexa, é necessário que você se atente aos detalhes dos materiais. Tudo isso fará a diferença ao terminar seu primeiro projeto.


E para te ajudar a ter uma experiência incrível em seu primeiro contato com essa arte, o Ateliê Chiaroscuro preparou uma seleção de materiais importantes para você aprender como começar na aquarela de maneira correta. 


Quais pincéis eu compro para iniciar?


Os pincéis serão a sua ferramenta principal para pintar a aquarela, certo? Por isso, é necessário que eles sejam especializados para esse tipo de pintura. Afinal, além de começar na aquarela de maneira simples, você já poderá ter um resultado incrível nos seus primeiros trabalhos.


Assim como indicamos para nossas alunas no ateliê, venho compartilhar alguns dos pincéis que recomendamos para quem está tendo o primeiro contato com a aquarela.


Keramik 311


A série 311, ou a 705 da Keramik, são ideais para quem deseja começar na aquarela. Esse pincel geralmente é indicado por ter as cerdas um pouco mais macias que os tradicionais. 


A 311 ainda acaba sendo um pouco mais macia que a 705. Portanto, se essa for uma dificuldade ao escolher o modelo, basta avaliar qual o melhor produto para as suas necessidades.


A diferença entre elas, também pode ser notada no valor. Desta forma, se você preferir economizar neste momento, para começar na aquarela de maneira correta, escolher a opção mais barata não vai impactar no resultado do seu trabalho.


Da Vinci


Outra opção para você ter melhor produtividade na sua prática da aquarela, os pincéis dessa marca alemã também são excelentes. Entre a linha tradicional e a linha júnior, a principal diferença pode ser notada pela quantidade de cerdas de cada um dos materiais.


Além disso, são opções extremamente resistentes. A que uso, por exemplo, segue em perfeitas condições de uso, por pelo menos 13 anos. O ideal, é que haja um equilíbrio em suas escolhas. Às vezes, comprar o melhor materia para começar na aquarela pode não ser ideal, mas adquirir o mais barato, também pode prejudicar o resultado do seu trabalho. 


Por isso, essas duas marcas indicadas costumam ser o meio termo para que você consiga comprar um material para aquarela de extrema qualidade. 


Papel


Na pintura em aquarela, nós podemos ter duas variações de papel. Apesar de existirem vários modelos, as opções de algodão são as mais interessantes. Para ter melhor resultado em sua pintura, também separamos duas marcas para te ajudar a escolher e encontrar o material ideal para aquarela.


Expression


Excelente custo / benefício, além dele ser um bom papel, você terá melhor qualidade na pintura, pela textura ser 100% algodão.


Além disso, essa marca costuma ser uma das mais indicadas para quem deseja começar na aquarela e traçar novos aprendizados.


Harmony Hahnemuhle


Com uma textura intermediária, você perceberá que ele não é um papel liso e nem rugoso demais. Desta maneira, consegue suportar uma boa quantidade de água, e ideal para te acompanhar em todo o processo de aprendizagem de pintura em aquarela.


Tintas


Ao falar de aquarela, precisamos abordar o tema das pintas com muito carinho e cuidado. Afinal, ela serão o coração da sua arte.


Com tantas opções no mercado, saber avaliar a melhor opção ao começar na aquarela é essencial. Pois, caso você escolha um modelo mais avançado, as cores poderão impactar diretamente no resultado do seu projeto.


Por isso, recomendamos algumas marcas como:

  • Winstor&Newton

  • Cotman

  • Van Gogh

  • Pentel

Entre as marcas mais interessantes entre os materiais para aquarela, principalmente para quem está aprendendo sobre os conceitos da pintura, são as da Cotman e Pentel.


Inclusive, a Pentel oferece excelentes tintas por preços competitivos no mercado atual, investindo ainda em qualidade e segurança na hora de trabalhar.


Acessórios


Começar na aquarela não exige tantas ferramentas ou materiais específicos, mas é interessante que você inicie seus estudos com o básico para ter o melhor aproveitamento nas aulas, e também durante a prática.


Por isso, ter uma prancheta de tinta próxima a você é essencial para que consiga pintar de maneira simples e otimizada.


As pranchetas da Eucatex, por exemplo, são excelentes para prender no papel e não deixá-lo tão enrugado durante a utilização. 


É possível começar na aquarela gastando pouco?


Como pudemos acompanhar ao longo deste conteúdo, para começar na aquarela, são poucos os materiais que você irá precisar adquirir.


Além disso, o aprendizado dos conceitos e das técnicas são muito mais importantes do que a marca específica de um produto, neste primeiro momento de trabalho. Inclusive por vezes é melhor escolhermos um material de custo inferior ao começar, pois assim não temos medo de errar, o que é extremamente importante nesta fase. Utilizar o material sem dó nos permite evoluir muito na técnica. 


Agora, se você deseja aprender mais sobre os conceitos da aquarela e como ela pode te ajudar a desenvolver um novo hobby, conheça o nosso curso online ou entre em contato conosco para conhecer todos os nossos cursos presenciais.





62 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Vamos pintar borboletas?

Olá, nossa lista número 12 da aquarela da quarentena será sobre borboletas. As imagens ficarão disponíveis para imprimir!! É um presente meu pra você!!! Lembrando que estas imagens não podem ser usa

© 2019 por Chiaroscuro Ateliê de Pintura.

Contato: (21) 99423-6165

 E-mail: contato@ateliechiaroscuro.com

Endereço: Rua das Laranjeiras 21

Loja 16

  • Instagram - White Circle
  • Google Places - o círculo branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco